FACESTÉTICA - Identidade VIsual.png

Cuidados preventivos e higiêne bucal

O que é odontologia preventiva?

A odontologia preventiva é a forma moderna de ajudar você a manter uma boca saudável. Ajuda a manter os dentes e significa que necessita de menos tratamento dentário.

As duas principais causas da perda dentária são cáries e doenças na gengiva.

Quanto melhor prevenir ou lidar

com esses dois problemas, mais

chances terá de conservar os

dentes por toda a vida.

 

Todos podem se beneficiar com a odontologia preventiva?

sim. A odontologia preventiva irá beneficiar qualquer pessoa com alguns dos seus próprios dentes. Pessoas que não têm dentes também podem se beneficiar, porque doenças como câncer de boca e estomatite dentária podem ser detectadas durante as visitas regulares à equipe odontológica e depois tratadas. É excelente para crianças e jovens, mas nunca é tarde para começar.

O que está envolvido?

Uma avaliação nos seus dentes e gengivas e falar consigo sobre qualquer tratamento de que necessite. O principal objetivo é ajudá-lo a ter uma boca realmente saudável. Em uma boca saudável, é improvável que cáries ou doenças gengivais continuem a ser um problema.

  • Nós especialista removerá completamente toda a placa bacteriana e tártaro dos dentes. 

  • Iremos mostrar-lhe as melhores formas de escovar e como limpar entre os dentes com escovas interdentais ou fio dental, para remover a 'placa' bacteriana que se forma constantemente nos seus dentes. Quando você come ou bebe algo açucarado, as bactérias da placa transformam o açúcar em ácido, o que pode causar cáries. A placa também pode causar inflamação da gengiva (inchaço e dor) se não for removida de maneira regular e completa. O tártaro duro (ou 'cálculo') que se acumula nos dentes também começa como placa.

  • Você será informado quais produtos de higiene bucal são os melhores para você usar.

  • Conversaremos com você sobre sua dieta e quaisquer hábitos que você tenha, como fumar e beber.

  • Certificaremos de que todas as obturações estejam em boas condições e que não haja arestas que dificultem a limpeza.

Minha equipe odontológica recomendará o tratamento?

Um “dentista preventivo” freqüentemente recomendará um tratamento para fortalecer um dente e garantir que ele não se quebre. Por exemplo, se a equipe dentária vir que um dente está rachado ou fraco e em perigo de quebrar, podemos recomendar uma nova obturação ou talvez uma coroa para protegê-lo. Isso é sempre melhor do que esperar até que o dente se quebre e lidar com isso como uma emergência.

O que mais fazer para ajudar a prevenir a cárie dentária?

O flúor ajuda os dentes a resistir às cáries. Nós podemos recomendar o nível certo de flúor para você usar em seu creme dental. Vernizes de flúor podem ser recomendados para crianças para ajudar a prevenir cáries. Se você está particularmente sob risco de cárie, nós podemos recomendar ou prescrever um creme dental com flúor de alta resistência. Crianças de até três anos devem usar um creme dental com um nível de flúor de pelo menos 1000 ppm (partes por milhão). De três anos a adultos devem usar um creme dental que contenha de 1350ppm a 1500ppm de flúor.

A dieta pode afetar meus dentes?

Alimentos e bebidas que contêm açúcar podem causar decomposição. Se você reduzir a frequência com que ingere lanches e bebidas açucaradas, isso ajudará muito. Alimentos como queijo, frutas, nozes e vegetais são melhores para os dentes.

Uma dieta rica em frutas, vegetais e minerais pode ajudar a prevenir doenças gengivais e proteger contra o câncer de boca.

O que é erosão dentária?

A erosão dentária é a perda de esmalte causada pelo ataque de ácido. Quando o esmalte se desgasta, pode causar dor e sensibilidade. Alimentos e bebidas que contêm ácidos, como frutas cítricas, refrigerantes, vitaminas, sucos de frutas e chás de frutas, podem causar erosão dentária se ingeridos com frequência.

 

Qual seria a prevenção  para erosão dentária?

Alimentos e bebidas ácidas podem ser prejudiciais se forem ingeridos com frequência em grandes quantidades. Tente ingerir alimentos e bebidas ácidas apenas na hora das refeições e beba bebidas ácidas com um canudo.

Recomendamos que você não escove os dentes por pelo menos uma hora após comer ou beber alguma coisa. Cada vez que você come ou bebe, o esmalte dos dentes fica mais macio por um curto período e perde parte de seu conteúdo mineral. Esperar por mais ou menos uma hora permitirá que sua saliva restaure lentamente seu equilíbrio natural.

Fumar e beber podem afetar meus dentes e gengivas?

sim. Fumar pode causar manchas nos dentes, perda de dentes e  câncer de boca, além de piorar as doenças gengivais. Se você fuma, pode precisar visitar a equipe odontológica com mais frequência, mas o melhor conselho é tentar desistir. As bebidas alcoólicas também podem causar câncer de boca e, se você fumar e beber, corre maior risco. Algumas bebidas alcoólicas contêm muito açúcar e algumas bebidas mistas podem conter ácidos. Portanto, eles podem causar decomposição ou erosão se você os beber com freqüência e em grandes quantidades.

O que posso fazer em casa?

É muito importante que você mantenha uma boa rotina em casa para manter seus dentes e gengivas saudáveis. Recomendamos que você:

  • Escove os dentes por último à noite e pelo menos outra vez durante o dia, com creme dental com flúor - escove da maneira que sua equipe dentária lhe ensinou.

  • Cuspa após a escovação e não enxágue, para que o flúor permaneça nos dentes por mais tempo. 

  • Limpe os espaços entre os dentes com escovas 'interdentais' ou fio dental - a escovação sozinha limpa apenas cerca de 60% da superfície dos dentes.

  • Use um enxaguatório bucal. Muitos enxaguatórios bucais contêm ingredientes antibacterianos para ajudar a prevenir doenças nas gengivas e flúor para ajudar a prevenir a cárie. Não use o enxaguatório bucal logo após a escovação. Usar o anti-séptico bucal entre as vezes que escovar os dentes significa que seus dentes e gengivas ficarão protegidos por mais tempo. 

Há algo mais que eu possa fazer?

sim. Você pode tomar outras medidas para ajudar a prevenir a perda de dentes, cáries e a necessidade de tratamento.

  • Reduza a frequência com que você ingere alimentos e bebidas açucaradas.

  • Use um canudo quando tomar bebidas com gás ou ácidas - isso ajuda a bebida a ir para o fundo da boca e reduz o ataque do ácido aos dentes.

  • Mastigue pastilha elástica sem açúcar - faz com que a boca produza mais saliva e evita o ressecamento da boca. Também pode ajudar a reduzir a placa bacteriana e prevenir a deterioração e erosão dentária.

  • Visite sua equipe dentária regularmente, com a freqüência recomendada.

Quais produtos de higiene bucal devo usar?

Existem agora muitos cremes dentais especializados, incluindo cremes dentais de tratamento total e cremes dentais feitos especialmente para ajudar com placas e doenças gengivais e dentes sensíveis. Existem também cremes dentais "clareadores".

Os enxaguatórios bucais podem ajudar, e existem diferentes tipos, incluindo aqueles com ingredientes antibacterianos.

Os adultos devem usar uma escova de dentes com uma cabeça de tamanho pequeno a médio e filamentos macios a médios (cerdas).

Testes demonstraram que escovas de dente elétricas ou de 'poder' com ação oscilante e rotativa são melhores do que escovas de dente manuais para remover a placa. Eles podem remover até duas vezes mais placa do que uma escova de dentes manual. Se você não tiver certeza, peça orientação à sua equipe odontológica sobre o que melhor se adapta às suas necessidades.

 
📞Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e agende uma consulta de avaliação👇

Facestética

   ODONTO DÚVIDAS?

Whatsapp-1.png

Prevenção